A manhã começou tarde. A visita à cidade, se é que se pode chamar visita, restringiu-se à zona da estação de comboio, relativamente perto do centro da cidade. No caminho encontrámos uma tampa da rede pública de drenagem com música do estilo Jazz. Seriam anões de uma banda da Irlanda enclausurados no esgoto?....
Consulta...
Na INI Clinic a consulta começou com o Prof. Brinker, e só depois com o Prof. Samii. O diagnóstico já tinha sido confirmado - neurinoma do acústico.
A surdez total no ouvido direito estava associada à compreensão excessiva do nervo auditivo. Alguma paralisia na face e eventual insensibilidade, quase imperceptível, estava associada à compressão do nervo facial.
- V - quinto nervo, nervo trigémio (trigeminal nerve) - transmite informação sensorial (toque, dor)
- VII - sétimo nervo, nervo facial (facial nerve); controla os músculos a expressão da face
- "VIII" - oitavo nervo, nervo auditivo (vestibulocochlear | auditory | acoustic nerve)
Os nervos facial e auditivo viajam lado a lado (ver imagem acima)
O Prof. Samii perguntou-me se tinha algumas nódoas negras do lado direito associadas a desequilíbrios. Realmente chocava contra mesas, principalmente na sala de aula. Esse comportamento tinha sido assimilado como "normal". Este problema estava ligado à compressão do cerebelo, responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal.
O prognóstico (se nada fosse feito) seria o crescimento do tumor e a compressão excessiva do cerebelo e dos nervos adjacentes:
- desequilíbrios, vertigens e quedas violentas;
- paralisia de todo lado direito do corpo (incluíndo a face e os membros inferiores e superiores);
- perda de sensibilidade;
- entre outros....
Com um sorriso na face, o Prof. Samii terminou a consulta com duas frases:
- se for operado nas nossas instalações, o tumor será retirado, não irá sofrer nem de paralisia facial e nem de problemas futuros;
- envie comprimentos ao médico Dr. JLA que é meu amigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário